Olá!

Olá!

Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Atividade 2.11

CURSO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC'S

 Realizar as leituras dos seguintes textos:
No mundo wiki, uma escola acessando o seguinte link: http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php
Entrevista com Stewart Mader: Wiki na educação http://www.contosdaescola.net/entrevista-com-stewart-mader-wiki-in-education/
Após a leitura favor deixar o seu comentário no Fórum.

 No “mundo” wiki, observamos uma experiência colaborativa, em que qualquer pessoa pode ler sobre determinado assunto, assim como alterá-lo, colocando seu ponto de vista, relacionando-o a outros assuntos, acrescentando ou retirando informações. Para termos uma “escola idem”, de acordo com título do artigo de Jaime Balbino, nós professores precisamos ter consciência de nosso atual papel, afinal não somos detentores de todo o saber, conforme Stewart Mader: fonte limitada de informação aos estudantes, e devemos nos tornar BOM orientador do uso de toda informação disponível, nos tornando um facilitador da aprendizagem e os alunos participantes ativos e responsáveis pela construção do conhecimento. Atividades utilizando a ferramenta wiki, possibilita a interação entre os alunos, troca de experiência, a participação ativa, onde cada aluno se torna colaborador da aprendizagem.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Atividade 2.7 e 2.8

Relatório - Projeto: Geometria no cotidiano
View more documents from Sara Herdy

 

Trabalho desenvolvido no curso, ministrado por Verônica Lopes

 CONTRIBUIÇÕES DOS OA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DEFENDENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ATIVIDADE 2.6

Geometria no cotidiano
View more documents from Sara Herdy

 Trabalho desenvolvido no curso, ministrado por Verônica Lopes

 CONTRIBUIÇÕES DOS OA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: DEFENDENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

INCLUSÃO DIGITAL: Curso: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias d...

INCLUSÃO DIGITAL: Curso: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias d...: A Prefeitura Municipal de Ipatinga está oferecendo um curso de capacitação aos professores da sala de Inclusão Digital e Mesa Pedagógica c...

ATIVIDADE 2.5


CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S
ATIVIDADE 2.5 - ENDEREÇO DOS BLOGS (PORTIFÓLIO)

www.portifoliomaguel.blogspot.com.br  (blog da Maguel)

http://rose-candy-athena.blogspot.com.br/
 
http://edivanialves.blogspot.com.br/

dineiasantos.blogspot.com.br

www.valdalucia.blogspot.com

http://www.teclaraprender.blogspot.com/ 

http://fabioeducador.blogspot.com.br/

portifolionadiaviana.blogspot.com.br

 http://rafisasilva.blogspot.com/

portfoliorenatacolombari.blogspot.com.br

blogdamiguelita.blogspot.com.br

educadoratereza.blogspot.com

educadoragracilene.blogsport.com

http://professorrubsmar.blogspot.com.br/

http://professorsergiorenatopereira.blogspot.com.br/

ATIVIDADE 2.4


CURSO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC'S 
ATIVIDADE 2.4: Conceituando hipertexto coletivamente


As linguagens da Internet: O hipertexto
Conhecendo e comentando os trabalhos dos colegas:
* Leia os conceitos de hipertexto adicionados por seus colegas, escolha 03 deles e faça comentários dizendo por que chamaram sua atenção.

Na atividade 2.3 conceituamos individualmente hipertexto. Conforme a proposta para essa atividade, li os trabalhos postados, até o momento, por meus colegas . E de acordo com Gracilene Gomes, “o hipertexto é a relação articulada de textos dentro da internet. Essa articulação transforma um pequeno texto em um texto grande e completo com várias informações sobre o assunto pesquisado,possibilitando um resultado mais rápido”. Tereza Seixas, pensa que “esse acesso tão rápido a tantas informações, é sem dúvida, ótimo recurso para pesquisas e descobertas. Mas, por outro lado, se não tivermos habilidade para usar tal recurso, nos perdemos em nossa caminhada, rumo ao nosso objetivo. Pois não é tão simples assim, lidar com muitas informações ao mesmo tempo. O que às vezes poderia ser facilitador do entendimento, se não for usado corretamente, poderá ser um complicador para a vida do leitor”. Interessante observar que o texto de Tereza complementou a definição feita por Gracilene. Para Rosilene Cândido, “o interessante é a infinidade de caminhos que um hipertexto abre à frente do internauta. Oferecendo através da hipermídia, fotos, imagens, sons e uma gama de novas informações. E este pode sempre (re) fazer o caminho de volta ao texto inicial”. Eu, defini hipertexto como, "texto multidimensional, onde trechos de textos se intercalam com outros, possibilitando ao leitor acesso fácil e rápido a várias informações relacionadas ao assunto pesquisado". Levando em consideração as atividades de minhas colegas, acredito que a definição por mim feita está coerente com os conceitos sugeridos por elas.
Sara Herdy



ATIVIDADE 2.3


CURSO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC'S
Atividade 2.3 – Conceituando hipertextos

O que é hipertexto segundo você e outros autores:
Elabore, com suas próprias palavras, uma conceituação sobre hipertexto, utilizando o que leu até agora. A proposta é criar um texto curto, de , no máximo, uma página, com uma colagem de colaborações retiradas do que você leu e, também, adicionar algum comentário ou intervenção sua.


A definição para hipertexto na wikipédia é “termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks”, o professor Lindomar no site da infoescola diz que: “o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática”. Professora Angela em seu blog relata que “o hipertexto são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formada por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto”. Segundo Lévy (1993, p. 33) um hipertexto é uma rede composta de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens ou partes de imagens, seqüências sonoras, referência a documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. De acordo com o artigo de Ana Elisa Ribeiro, Vannevar Bush teria sido o responsável pela concepção do hipertexto. Ainda não com esse nome ou com todas as propriedades atribuídas a ele, mas já algo com a característica de fazer ligações entre informações por meio de nós, “encruzilhadas” virtuais e informacionais, por meio de uma máquina, à época já os sistemas informáticos e computacionais, embora em formatos bem menos compactos que os atuais. Theodore Nelson teria dado nome ao objeto descrito por Bush. O nome hipertexto teria sido cunhado para batizar um sistema mecânico em que as informações se ligassem por meio de links navegáveis, ou seja, uma espécie de mapa com percursos variados conectados por pontos acessáveis. Construído o objeto dessa maneira, o leitor ou o usuário poderia acessar partes do sistema em qualquer ordem ou, dito de melhor maneira, em uma ordem que refletisse uma organização mais “pessoal” e menos enquadrada do que outros ambientes de texto. De certa maneira, Nelson idealizava uma maneira “customizada” de ler e escrever.
Baseado nos relatos acima defino hipertexto como, texto multidimensional, onde trechos de textos se intercalam com outros, possibilitando ao leitor acesso fácil e rápido a várias informações relacionadas ao assunto pesquisado.


Referências:

ATIVIDADE 2.2


CURSO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TIC'S
ATIVIDADE  2.2: Navegando em busca do conceito de hipertexto


A presente atividade proporciona em você uma experiência nova: que tal aprender sobre hipertexto por meio de um hipertexto?

Navegue pela página da Wikipédia (Enciclopédia colaborativa que há na internet e está em permanente crescimento) que trata de hipertexto. Ao terminar a navegação, você deve escrever um pequeno texto de 250 a 300 palavras relatando suas impressões sobre a experiência de navegação.

 Sabe quando pegamos um livro ou texto pra ler e encontramos termos que não conhecemos? E para compreender  melhor o sentido  do texto, precisamos recorrer ao dicionário? E muitas vezes, de um termo  pesquisado temos que buscar o significado de outro termo? Foi essa sensação que senti ao navegar em um hipertexto, com uma diferença, quando clico em um link, eu não tenho só o significado daquele termo, mas um leque de informações sobre o mesmo. Pesquisando sobre hipertexto, conheci um pouco da biografia de Roland Barthes, sobre semiologia e semiótica. Voltei a página sobre hipertextos, li sobre World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, mais conhecida como www, nesta página fala-se sobre hipertextos, o que me fez voltar à página inicial. E assim fui navegando. E um link me levou a outro e a outras informações. Quando percebi já tinha pesquisado sobre vários assuntos, li sobre vários temas, alguns relacionados diretamente ao tema principal, outros não. Conheci coisas inesperadas, visitei várias páginas da WIKIPÉDIA, é até complicado enumerar cada coisa que li, às vezes parecia que estava perdida no meio a tanta informação. Precisei muitas vezes recorrer à ferramenta voltar para me situar melhor e dar continuidade à pesquisa inicial, sobre hipertexto. Clicar em links me possibilitou conhecer na prática o que é hiperlink, estes, permitem acesso fácil a vários conteúdos, mas é preciso ter cuidado para não perder o foco. E através dessa leitura dinâmica, conheci um pouco mais sobre hipertexto, sua etimologia, história e principais características.

ATIVIDADE 1.8

Projeto sustentabilidade
View more presentations from Sara Herdy

terça-feira, 10 de julho de 2012

ATIVIDADE 1.7


CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S

ATIVIDADE 1.6

EPROINFO
CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S
Atividade 1.6 – O uso das tecnologias na prática pedagógica
 


A partir do que você assistiu no vídeo disponível na Biblioteca do Eproinfo, observe como os recursos tecnológicos estão sendo utilizados na prática pedagógica.

Observamos no vídeo que cada mídia tem sua importância dentro da escola: computador, televisão, livros, caderno, lápis entre outros, se utilizados de maneira consciente, dando possibilidades aos alunos de criarem, investigarem, refletirem e discutirem. Pode não ocorrer mudança alguma se esses recursos forem inseridos na sala de aula e o professor continuar sendo o transmissor de informações aos alunos.

ATIVIDADE 1.5


CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC'S
Atividade 1.5 – Conhecendo uma experiência

Procure conhecer uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares.


Sugestão de aula: Geometria: formas do cotidiano

Autores: Gílian Cristina Barros e Eziquiel Menta

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1116

Acesso em: 07/05/2012

  • ANÁLISE

A professora sugere que iniciemos a aula pedindo aos alunos para analisarem o mundo que nos rodeia, observando os detalhes, as formas, possibilitando que o aluno construa e reconstrua conceitos científicos. Aprovo essa estratégia de ensino, fazer com que o aluno relacione o conteúdo ao seu cotidiano, possibilita uma aprendizagem significativa. Além disso, ela sugere trabalhos em grupo possibilitando que os alunos analisem, troquem idéias, discutam, verifiquem e concluam. Os recursos são utilizados de maneira coerente e de modo a mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser trabalhada de forma dinâmica e criativa. A avaliação é qualitativa sendo observada a participação dos alunos durante a atividade, havendo a intervenção do professor sempre que necessário.

  • FICHAMENTO
DISCIPLINA – MATEMÁTICA
TECNOLOGIAS



  • Programas educativos:
RIVED, Software POLY, Vídeo (youtube)

CONTEÚDOS



Espaço e forma

OPORTUNIDADES DE ENSINO
  • Reconhecer, ler e interpretar distintas representações das formas bidimensionais e tridimensionais em construções arquitetônicas.
  • Apresentar sua compreensão, por meio da comunicação verbal ou escrita, das características e relações das formas conhecidas.


Atividade 1.4

Tecnologia na minha escola
View more PowerPoint from Sara Herdy

ATIVIDADE 1.3

EPROINFO
CURSO ENSINANDO E APRENDENDO  COM AS TIC'S
ATIVIDADE 1.3 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA 

Vamos assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia e discutir sobre uma de suas ideias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)  
 


 

Atividade 1.2

EPROINFO
CURSO APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICS
ATIVIDADE 1.2 - REGISTRANDO A PRÓPRIA HISTÓRIA 

 
Escreva alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem e registre-aos no Diário de Bordo.



Acredito que ainda não consideramos o laboratório de informática como um ambiente de efetiva aprendizagem. É um pouco complicado fazer os alunos enxergarem o computador como ferramenta de aprendizagem. Quando vamos ao laboratório, muitos acham que poderão "navegar" livremente, assistir vídeos de interesse particular, jogar, acessar redes sociais e outros. É até comum ouvir comentários do tipo: " Os alunos vão ao laboratório para brincar, lá tem muitos joguinhos legais." ou " Não quero que meu filho perca aula para brincar no computador.", eu até ouvi de um colega de trabalho que: o professor do laboratório não faz nada. Esse estereótipo atrapalha o bom andamento das aulas que preparamos. Uma boa aula exige de nós muita dedicação, estudo e planejamento, pois tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula precisa ser bem preparado, avaliado e revisto. Não podemos competir com as redes sociais, youtube. Temos que usá-los a nosso favor!