Olá!

Olá!

Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Atividade 3.4


Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas


3.4. Planejar uma aula para ser desenvolvida com seus próprios alunos, envolvendo uso de mídias digitais. Nesse planejamento é bom deixar claro o tema a ser desenvolvido, os objetivos, os recursos, a modalidade (Ensino Fundamental, Educação Infantil ou Eja), as etapas detalhando tudo da melhor maneira possível.
Salve esse planejamento em BrOffice Writer e ainda organize-o no Impress para apresentar no nosso próximo encontro.


Estrutura curricular

Modalidade / Nível de Ensino - Ensino Fundamental Final
Componente Curricular - Matemática
Tema – Tabelas e gráficos
Objetivo


  • Coletar e organizar dados obtidos através de pesquisa.
  • Construir tabela de frequência absoluta e sua representação gráfica (gráficos de barras, colunas e setores) utilizando o
BrOffice Writer.
  • Interpretar as informações contidas em um gráfico.

Descrição




1ª atividade:
Selecionar juntamente com os alunos um tema, como por exemplo: estilo de música preferida; profissão que desejam exercer; time de futebol preferido; candidatos à eleição municipal; disciplina que os alunos consideram mais fácil de aprender, entre outras e realizar uma pesquisa na sala de aula.
2ª atividade:
Construção de tabelas e gráficos utilizando o BrOffice Writer.
Entregar o roteiro abaixo e fazer passo a passo com os alunos:
  • Ir em iniciar – ferramentas de produtividade – processador de texto.
  • Digitar o título TABELAS E GRÁFICOS
  • Vá em Inserir – Tabela – 6 linhas e 2 colunas.
  • Preencher a tabela com os dados da pesquisa,
  • Selecionar tabela.
  • Vá em Inserir – Objeto – Gráfico – Colunas – clique em próximo,
  • Em intervalos de dados, selecionar série de dados em linhas.
  • Em elementos do gráfico, digitar Título e CONCLUIR,
  • De forma análoga construir o gráfico de barras e pizza.
  • Salvar o documento na pasta da turma.

Avaliação:



O professor deve avaliar o interesse e a participação no desempenho de cada atividade proposta, interferindo sempre que achar conveniente.

Autor

Sara Alves da Silva Herdy


Atividade 3.3

Atividade 3.2



Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas
3.2. Navegando por vídeos e outras mídias

Acesse o Portal do Professor para ampliarem o seu conhecimento de repositórios de material digital.
Acesse o “Espaço da aula” e pesquise várias aulas interessantes que tenham lançado mão de mídias digitais em suas atividades escolares. Escolha uma ou mais que chamou sua atenção e publique em seu blog o link dela e faça seu comentário a respeito.

Utilizando balanças no estudo das equações do 1º grau.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=254


COMENTÁRIO

A atividade é interessante, os alunos podem sentir-se motivados pelo fato de utilizarem recurso digital, e também por poderem "experimentar" cada situação proposta. Os alunos desenvolvem as atividades fazendo experimentações, adicionando e/ou retirando tomates dos pratos da balança para que a mesma fique em equilíbrio, assim vão assimilando a idéia que é preciso adicionar quantidades iguais à cada um dos pratos (membros da equação) para que a mesma permaneça em equilíbrio, da mesma forma se for necessário retirar, duplicar, reduzir à metade e etc. Possibilitando que eles compreendam os processos de resolução de uma equação do 1º grau, tendo uma aprendizagem significativa.





Prefeitura Municipal de Ipatinga
Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP

Ficha Técnica – Portal do Professor


Estrutura curricular





Modalidade / Nível de Ensino - Ensino Fundamental Final
Componente Curricular - Matemática
Tema - Equações

Objetivo




Associar o equilíbrio da balança (igualdade de quantidades) às equações; •Explorar as mudanças que ocorrem nas equações sem alterar a igualdade dos seus membros: acrescentar ou tirar números iguais aos dois membros; duplicar, triplicar; etc.; as quantidades nos dois membros; dividir as quantidades dos dois membros por 2, 3 etc.
Descrição




 
A animação aborda o assunto equações do 1º grau por meio de algumas situações nas quais pesos de valores conhecidos são colocados em um prato de uma balança, que tem no outro prato pesos de valores desconhecidos. Em um segundo momento são discutidos alguns problemas que objetivam a representação matemática do equilíbrio da balança
Observação





Autor




Fonte do recurso:







Origem:






Licença:








Assessoria Pedagógica de Inclusão Digital
*cenfopinclusaodigital@gmail.com

Atividade 3.1



Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas

3.1. Conhecendo objetos em multimídia:

Ler a entrevisita do professor Lucas Ciavatta ( Entrevista Lucas Ciavatta) e assista ao vídeo no Youtube onde ele fala sobre o trabalho usado para ensinar os adolescentes. Faça um comentário sobre qual a relação do suporte usado por ele, no caso o Impress do BrOffice, Considere os seguintes aspectos: cada um dos participantes do bloco “O passo” faz um  movimento diferente para que o trabalho seja o que é. Será que, com computadores, podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa para chega a um trabalho que é de todos e de cada um? Concluindo o seu comentário contemplando a seguinte questionamento: Será que essa outra seria o que é se fosse escrita em algum outro meio que não esse?

 O trabalho desenvolvido com o professor Lucas Ciavatta no Bloco do Passo não é só  música em si, é mais que isso: movimento, tempo, espaço, ritmo, tudo coordenado. Envolvendo sentimentos, sensações, criatividade e disciplina!   O professor Lucas inovou deixando de lado a partitura tradicional e construindo-a através da apresentação de slides, facilitando a visualização do trabalho, o movimento de cada membro do grupo e do todo.     Observamos a colaboração e parceria entre os participantes onde cada um é responsável pelo sucesso do trabalho!

Os alunos tem conhecimentos diferentes e ao trabalhar em grupo, é importante a troca de experiências entre todos, para a construção do conhecimento de cada um. Acredito que podemos trabalhar de forma semelhante nas aulas de inclusão digital, com tarefas diversas para cada aluno. Podemos usar os recursos tecnológicos para nos auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de uma forma mais atrativa, colaborativa e aproveitando os conhecimentos de cada um.