Olá!

Olá!

Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Atividade 3.2



Curso Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade 3 – Práticas Pedagógicas
3.2. Navegando por vídeos e outras mídias

Acesse o Portal do Professor para ampliarem o seu conhecimento de repositórios de material digital.
Acesse o “Espaço da aula” e pesquise várias aulas interessantes que tenham lançado mão de mídias digitais em suas atividades escolares. Escolha uma ou mais que chamou sua atenção e publique em seu blog o link dela e faça seu comentário a respeito.

Utilizando balanças no estudo das equações do 1º grau.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=254


COMENTÁRIO

A atividade é interessante, os alunos podem sentir-se motivados pelo fato de utilizarem recurso digital, e também por poderem "experimentar" cada situação proposta. Os alunos desenvolvem as atividades fazendo experimentações, adicionando e/ou retirando tomates dos pratos da balança para que a mesma fique em equilíbrio, assim vão assimilando a idéia que é preciso adicionar quantidades iguais à cada um dos pratos (membros da equação) para que a mesma permaneça em equilíbrio, da mesma forma se for necessário retirar, duplicar, reduzir à metade e etc. Possibilitando que eles compreendam os processos de resolução de uma equação do 1º grau, tendo uma aprendizagem significativa.





Prefeitura Municipal de Ipatinga
Secretaria Municipal de Educação Centro de Formação Pedagógica – CENFOP

Ficha Técnica – Portal do Professor


Estrutura curricular





Modalidade / Nível de Ensino - Ensino Fundamental Final
Componente Curricular - Matemática
Tema - Equações

Objetivo




Associar o equilíbrio da balança (igualdade de quantidades) às equações; •Explorar as mudanças que ocorrem nas equações sem alterar a igualdade dos seus membros: acrescentar ou tirar números iguais aos dois membros; duplicar, triplicar; etc.; as quantidades nos dois membros; dividir as quantidades dos dois membros por 2, 3 etc.
Descrição




 
A animação aborda o assunto equações do 1º grau por meio de algumas situações nas quais pesos de valores conhecidos são colocados em um prato de uma balança, que tem no outro prato pesos de valores desconhecidos. Em um segundo momento são discutidos alguns problemas que objetivam a representação matemática do equilíbrio da balança
Observação





Autor




Fonte do recurso:







Origem:






Licença:








Assessoria Pedagógica de Inclusão Digital
*cenfopinclusaodigital@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário