Prefeitura
Municipal de Ipatinga
Secretaria Municipal de Educação Centro
de Formação Pedagógica – CENFOP
Curso
Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias da Informações e Comunicações – Tic’s
Unidade
3 – Práticas Pedagógicas
Atividade 3.6: Reúnam-se em dupla ou
trio, e reorganize o planejamento anterior ou o projeto usando mídias digitais,
pode-se usar o esboço do projeto da atividade anterior ou fazer um novo.
Jogos
matemáticos – trabalhando o raciocínio lógico
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular : Matemática
Tema:
Raciocínio lógico
Justificativa: Por que apresentar desafios lógicos aos alunos?
Problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças são atrativos que desafiam à curiosidade e a resolução, levando-lhes ao desenvolvimento da criatividade e a aperfeiçoar o raciocínio. Além disso, sabe-se que o conhecimento lógico-matemático é que vai subsidiar o conhecimento aritmético. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração e o raciocínio lógico. Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento. E os jogos de matemática apresentados no site rachacuca, não são apenas jogos simples nos quais são necessários resolver contas ou expressões rapidamente. Muitos deles exigem que o jogador faça isso e também utilizem um pouco de lógica.
Problemas curiosos, enigmas, quebra-cabeças são atrativos que desafiam à curiosidade e a resolução, levando-lhes ao desenvolvimento da criatividade e a aperfeiçoar o raciocínio. Além disso, sabe-se que o conhecimento lógico-matemático é que vai subsidiar o conhecimento aritmético. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, organização, a concentração e o raciocínio lógico. Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento. E os jogos de matemática apresentados no site rachacuca, não são apenas jogos simples nos quais são necessários resolver contas ou expressões rapidamente. Muitos deles exigem que o jogador faça isso e também utilizem um pouco de lógica.
Objetivos: Construir formas de raciocínio lógico. Aprimorar a habilidade do cérebro em usar a lógica. Trabalhar
com números e fazer contas com mais eficiência.
Desenvolvimento:
·
Laboratório de
informática
Leve os alunos para o laboratório de
informática e solicite que em duplas resolvam os desafios propostos no site:
Rachacuca - Jogos para pessoas com mais de 12 anos (Jogos
ideais para que as pessoas exercitem o raciocínio, a lógica e muito mais).
Oriente-lhes para que escolham
um ou mais desafios dessa página e que anotem os procedimentos utilizados na
resolução de cada um deles, esses procedimentos podem ser desenhos, descrição
narrativa ou outro. Não deixe que eles desanimem, pois como são desafios,
alguns alunos com mais dificuldades, podem desanimar achando que está errado,
porém, informe-lhes que você estará avaliando o pensamento lógico, mesmo não
sendo a resposta correta, ele pode ter conseguido uma resposta com um
pensamento lógico. Peça aos alunos que relatem qual desafio ele mais gostou.
Recursos: Atividades
interativas encontradas na página do
RACHACUCA: http://rachacuca.com.br/jogos/tags/mais-de-12-anos/
Avaliação:
Você
pode usar como avaliação a participação nas atividades, as estratégias para a
resolução dos problemas, as contribuições dadas e os registros criados durante
a realização das atividades.
Sugestões:
·
Logicando:
brincando e aprendendo Lógica http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1919
- A lógica é lógica mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário