Conceito de currículo e o processo de integração de
tecnologias ao currículo
Orientações:
Ler o texto http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/_Pedro-Demo-aborda-os-desafios-da-linguagem-no-seculo-XXI e:
Aponte as idéias principais,
respondendo as seguintes questões em forma de um pequeno texto.
O que é
currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para ajudar a responder estas questões li o artigo
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo (Guia do cursista, págs. 183 a 187)
De acordo com o dicionário
mini Aurélio, currículo é definido por: “matérias constantes de um curso”.
Sabemos que o currículo escolar é a organização das disciplinas, dos conteúdos
a serem contemplados nas diversas modalidades de ensino. Entretanto, seu sentido
vai muito além do que a didática da organização de conteúdos. Segundo as
autoras¹, o “currículo é concebido como
construção social, cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada
de decisão, produção de identidades e de conhecimentos resultantes dos diversos
processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas
relações sociais”. Portanto, currículo na
visão prática, não se trata apenas de um conjunto de disciplinas ou conteúdos a
serem seguidos, pois envolve um processo cultural transformador, deve ser
baseado nas necessidades e experiências dos alunos.
O professor Pedro Demo afirma que “[...]Quando
as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a
escola não usa.[...] nós temos que restaurar a
escola para ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparecem na
escola. Aparecem em casa, no computador, na internet, na lan house, mas não na
escola.” Infelizmente, nosso sistema educacional não
anda na mesma velocidade em que a tecnologia avança. Os alunos acompanham esse
avanço tecnológico fora da escola. Aprendem rápido porque se sentem
atraídos. A escola deve tirar proveito deste fato e melhorar seus recursos
tecnológicos, modificando, assim o currículo e suas metodologias conseguindo
com que os alunos sejam, então os gestores de seu aprendizado.
Hoje,
é possível de qualquer lugar em que se esteja assistir a uma conferência,
acessar vídeos, interagir com pessoas de qualquer parte do mundo, compartilhar
fotos e documentos, fazer uma pesquisa, receber e enviar provas em instantes. Além
disso, uma quantidade enorme de conteúdos pode ser incluída em um site e
tornar-se imediatamente acessível a qualquer usuário autorizado. São muitas as
contribuições das TIC’S no ambiente escolar, nós educadores não devemos usá-las
simplesmente como suporte ao ensino tradicional, elas devem estar de fato integradas
ao currículo. Segundo as autoras¹, “são
inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz
contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um
projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao
desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologia”. É
necessário promovermos atividades que favoreçam a produção colaborativa de
conhecimentos, desenvolvendo projetos que utilizem recurso digital.
(¹)Maria Elizabeth
Bianconcini de Almeida – PUC-SP
Maria Elisabette
Brisola Brito Prado – UNICAMP e UNIBAN
(Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao
currículo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário