Experiências com a integração de tecnologias ao currículo
Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas,
atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados,
tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos,
atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.
Relato
conforme o nosso ponto de vista (Grupo: TIC’s do
Altina):
O
Projeto “Produzindo um texto folclórico”, desenvolvido pela professora Meire
Lúcia, da Escola Lucinda, está de acordo com a sua justificativa. Porém, com
alunos do 2º ciclo, é possível ampliar os gêneros textuais, explorando mais a
escrita de diferentes gêneros, contextualizando-os com as lendas e os
personagens folclóricos. Disciplinas que poderiam ser envolvidas:
Matemática:
http://ensfundamental1.wordpress.com/matematica-folclorica9/
Educação
Física: http://ensfundamental1.wordpress.com/366-2/
Objetivos:
Estimular
a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).
Mudança:
Estimular a produção escrita por meio da diversidade textual: Bilhetes,
receitas
http://cybercook.terra.com.br/culinaria-especial-folclore-brasileiro-2007.html?codmat=1087, convites, poema e história em quadrinhos:
http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
2ª
Etapa:
Discutir as
semelhanças e diferenças e a riqueza da diversidade cultural brasileira,
valorizando a cultura de cada região.
Adaptações: Dividiria a turma em
grupos representando as 5 regiões brasileiras. Cada grupo pesquisaria: Danças,
festas tradicionais, lendas, pratos, artesanato.
http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-nas-regioes-do-brasil5/
3ª Etapa:
Ouvir,
interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia Nastácia disponíveis no
software “Emília e as aventuras do folclore”, identificando os personagens
folclóricos mais comuns das
histórias brasileiras.
Adaptações: Por se tratar do 2º ciclo, apresentaria
também outros vídeos com:
Lendas menos
comuns: O Boto, Vitória Régia, Iara, Boitatá. http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-video6/
Lendas de
Ipatinga:
http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/lendas-de-ipatinga2/
Recursos:
Software “Emília e as Aventuras do Folclore.”
Blogger da escola:
http//www.escolamunicipallucinda.blogspot.com.
Links para pesquisa e interação:
http://www.youtube.com/watch?v=CWHPvs7_MO8&feature=related
http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o
http://www.slideboom.com/presentations/398368/Folclore-brasileiro
http://folcloreportaldoprofessor.wordpress.com/
http://www.youtube.com/watch?v=ZluM7jTUP5o
http://www.slideboom.com/presentations/398368/Folclore-brasileiro
Adaptações: Os alunos poderiam
usar o datashow na apresentação. O professor ajudaria os alunos a resumir o
trabalho em tópicos (transparências). Cada grupo usaria a sua criatividade para
enriquecer a apresentação: Dança, teatro, cartazes, etc.
Avaliação:
Elaborar
um texto virtual no editor de textos do programa Wordpad, utilizando imagens do
Software "Emília e as Aventuras do Folclore" ou armazenadas no
arquivo "Minhas Imagens" do Computador.
Roda
de Histórias: Socializar os textos com os colegas, contando as histórias
escritas por eles.
Adaptações: Apresentação da Pesquisa feita pelos grupos
sobre as 5 regiões do Brasil, onde o professor deverá analisar: Autonomia em relação à pesquisa, elaboração
textual, análise ortográfica, trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário