Olá!

Olá!

Sejam bem vindos, colegas, alunos, professores e demais interessados nesse blog!


Aqui você encontrará atividades desenvolvidas no curso PROINFO: "Tecnologias na educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs"; além de atividades de matemática e ciências desenvolvidas no laboratório de informática da E.M. Altina Olívia Gonçalves, em Ipatinga - MG.

Abraços,
Sara Herdy

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Atividade 4.4


Experiências com a integração de tecnologias ao currículo 

Identificar, em relação às experiências: disciplinas envolvidas, atividades desenvolvidas, objetivos da atividade, conteúdos trabalhados, tecnologias e mídias utilizadas, duração da atividade, os conhecimentos, atitudes e procedimentos que os alunos mobilizaram ou aprenderam.


Relato conforme o nosso ponto de vista (Grupo: TIC’s do Altina):



O Projeto “Produzindo um texto folclórico”, desenvolvido pela professora Meire Lúcia, da Escola Lucinda, está de acordo com a sua justificativa. Porém, com alunos do 2º ciclo, é possível ampliar os gêneros textuais, explorando mais a escrita de diferentes gêneros, contextualizando-os com as lendas e os personagens folclóricos. Disciplinas que poderiam ser envolvidas:
Matemática: http://ensfundamental1.wordpress.com/matematica-folclorica9/
Educação Física: http://ensfundamental1.wordpress.com/366-2/

Objetivos:
        Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos (recontos).
Mudança: Estimular a produção escrita por meio da diversidade textual: Bilhetes, receitas http://cybercook.terra.com.br/culinaria-especial-folclore-brasileiro-2007.html?codmat=1087,  convites, poema e história em quadrinhos:
http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br/
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm

2ª Etapa:
Discutir as semelhanças e diferenças e a riqueza da diversidade cultural brasileira, valorizando a cultura de cada região.
Adaptações: Dividiria a turma em grupos representando as 5 regiões brasileiras. Cada grupo pesquisaria: Danças, festas tradicionais, lendas, pratos, artesanato.
http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-nas-regioes-do-brasil5/
3ª Etapa:
 Ouvir, interpretar e recontar oralmente as histórias da Tia Nastácia disponíveis no software “Emília e as aventuras do folclore”, identificando os personagens folclóricos mais comuns das histórias brasileiras. 
Adaptações:  Por se tratar do 2º ciclo, apresentaria também outros vídeos com: 
Lendas menos comuns: O Boto, Vitória Régia, Iara, Boitatá. http://ensfundamental1.wordpress.com/folclore-video6/
Lendas de Ipatinga: http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/lendas-de-ipatinga2/
Recursos:
Software “Emília e as Aventuras do Folclore.”
Blogger da escola: http//www.escolamunicipallucinda.blogspot.com.
Links para pesquisa e interação:

Adaptações: Os alunos poderiam usar o datashow na apresentação. O professor ajudaria os alunos a resumir o trabalho em tópicos (transparências). Cada grupo usaria a sua criatividade para enriquecer a apresentação: Dança, teatro, cartazes, etc.

Avaliação:
         Elaborar um texto virtual no editor de textos do programa Wordpad, utilizando imagens do Software "Emília e as Aventuras do Folclore" ou armazenadas no arquivo "Minhas Imagens" do Computador.
         Roda de Histórias: Socializar os textos com os colegas, contando as histórias escritas por eles.

Adaptações:  Apresentação da Pesquisa feita pelos grupos sobre as 5 regiões do Brasil, onde o professor deverá analisar:  Autonomia em relação à pesquisa, elaboração textual, análise ortográfica, trabalho em equipe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário