CONTEXTUALIZANDO
A MUDANÇA
Faça uma reflexão tendo como base a
experiência que você adquiriu durante o este curso sobre as possíveis mudanças
no ensino aprendizagem.
No
início do ano estava um pouco apreensiva quanto a trabalhar com as
tecnologias da informação, normalmente temos "medo" do
que é novo, de mudar as práticas que estamos habituados. Mas gosto
de desafios e principalmente de superá-los. Aprendi muito com esse
curso e espero aprender mais com as trocas de experiências entre os
colegas. Acredito que somente através de estudos e capacitações
vamos aperfeiçoar nossas práticas, tornando nossas aulas
interessantes, dinâmicas e possibilitando que os alunos tenham
uma aprendizagem significativa.
Estava
pesquisando sobre inclusão digital e me deparei com o blog da professora Claudinéia Santos. Achei interessante esse texto e acho
que ele relata bem o que penso:
"Perante os
grandes avanços tecnológicos nós educadores, nos vemos diante do
desafio de romper os limites de nossa formação e construir relações
entre as novas tecnologias, o ensino e a aprendizagem. Esses recursos
favorecem uma série de possibilidades para tornar o aprendizado mais
atraente, mas devem estar inteiramente associados aos objetivos
didáticos que pretendemos alcançar. Com a tecnologia podemos
modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender, podemos
transformar nossas aulas em processos contínuos de informação,
comunicação e de pesquisa, onde vamos construindo o conhecimento de
forma prazerosa nos tornando um facilitador da aprendizagem e os
alunos-participantes ativos."
Essa experiência
possibilitou-me trabalhar com recurso digital e perceber o quanto os
alunos gostam desse tipo de atividade e o quanto esse recurso pode
melhorar a aprendizagem, pois os alunos sentem-se motivados e
envolvidos. O meu papel foi de mediadora e o aluno o ator principal
da construção do conhecimento. Fui auxiliando-os para que chegassem
às suas próprias conclusões.
As atividades são
desenvolvida em dupla/grupo, o que favorece a comunicação e
interação entre os alunos. Os que têm mais facilidade procuram
auxiliar os colegas. Esse tipo de atividade favorece também a
comunicação e interação entre os professores (regente e
laboratório), pois precisamos reunir e planejar as atividades que
são desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário